Os processos administrativos são essenciais para o desenvolvimento de uma organização.
*Os processos administrativos são também chamados de funções administrativas ou funções gerenciais. Outros processos ou funções importantes, como coordenação, direção, comunicação, e participação, contribuem para a realização dos quatro processos principais, tornando a administração um diferencial de competitividade nas empresas. Para um processo seguro de tomadas de decisão, é necessário considerar os seguintes fatores:
a) Planejamento - As organizações não trabalham na base da improvisação (ao menos não deveriam). Tudo nelas é planejado antecipadamente. O planejamento é a primeira função administrativa, por servir de base para as demais funções. O planejamento é a função administrativa que define quais os objetivos a atingir e como se deve fazer para alcançá-los. Trata-se de um modelo teórico para a ação futura.
b) Organização - É deliberadamente estruturada pelo fato de que o trabalho é dividido e seu desempenho é atribuído aos membros da organização. Nesse sentido, a palavra organização significa “arrumar” as condições físicas e humanas (os recursos), moldados intencionalmente para atingir determinados objetivos.
c) Direção - A direção constitui a terceira função administrativa e vem depois do planejamento e da organização. Definido o planejamento e estabelecida a organização, resta fazer as coisas andarem e acontecerem. Este é o papel da direção: acionar e dinamizar a empresa. A direção está relacionada à ação e tem a ver com as pessoas. Ela está diretamente relacionada à atuação sobre as pessoas.
d) Controle - A finalidade do controle é assegurar que os resultados do que foi planejado, organizado e dirigido se ajustem tanto quanto possível aos objetivos previamente definidos. A essência do controle reside em verificar se a atividade controlada está ou não alcançando os objetivos ou resultados desejados.
*(Fonte: Administradores.com)
Diante disso, é necessário entender que a principal função da administração é atender a demandas: Demandas econômicas, demandas sociais, demandas pessoais, demandas empregatícias, etc